top of page

Monografias sobre Terapia Ocupacional

Título: Contributo para a Caracterização e Distribuição Geográfica dos Terapeutas Ocupacionais a Exercer Funções no SNS
Autor: Marco António Santos Nobre
Data: novembro de 2002
Visualização do documento: download
Resumo:
 
Dados referentes à evolução, grau de implementação e caracterização dos profissionais de Terapia Ocupacional em Portugal, não se encontram devidamente registados e avaliados, pelo que impera a necessidade de investigar sobre a profissão e os seus profissionais, de modo a contribuir para a solidificação e afirmação de uma identidade profissional.
 
O presente estudo tem como objectivo analisar e caracterizar a distribuição geográfica dos terapeutas ocupacionais que exercem funções no Serviço Nacional de Saúde (SNS), assim como executar o levantamento de alguns indicadores que procurarão avaliar características pessoais, situação profissional e académica do terapeuta ocupacional.
 
O estudo é do tipo descritivo e transversal, utilizando uma amostra aleatória de 89 terapeutas ocupacionais, recolhida entre a população de terapeutas ocupacionais do SNS.
 
Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram grelhas para quantificação dos terapeutas ocupacionais e um questionário por nós concebido.
 
No essencial o nosso estudo revelou que os terapeutas ocupacionais, encontram-se em maior número na região de Lisboa e Vale do Tejo, intervindo essencialmente em hospitais e em patologias do foro neuro-músculo-esquelético.
 
Verificou-se também uma predominância do sexo feminino, e de escalões etários mais jovens. A maior percentagem de terapeutas ocupacionais do SNS exerce a profissão entre seis a dez anos, tendo ingressado no SNS há menos de dez anos.
 
Relativamente ao tipo de vínculo contratual para com o SNS é predominantemente o vínculo definitivo. A maior percentagem de terapeutas ocupacionais encontra-se na categoria profissional de técnico de 2ª classe. Muitos dos terapeutas ocupacionais do SNS têm a necessidade de trabalhar em outros locais além do SNS por motivos financeiros, sendo que o vencimento auferido pela maioria varia entre os 700 e os 1000 euros.
 
A maioria dos terapeutas ocupacionais do SNS apresenta o grau académico de bacharel, sendo a maioria formada na ESSA, e não se encontra a frequentar qualquer formação de nível académico.
bottom of page